OFF ROAD
Um passeio imperdível! Atravessar 22km de estrada de terra e lama, subindo e descendo as montanhas e atravessando cursos d´agua, que separam os dois lados da ilha passando no meio do Parque estadual, um passeio cheio de emoções e incríveis paisagens.
TREKKING
Com uma área de mais de 3000m2 de floresta praticamente virgem e muitas áreas somente acessíveis a pé, a ilha tem alguns destinos para quem quer andar e pernoitar no mato. A trilha do Baepi (1200m) e Bonete são alguns destinos imperdíveis.
RAPEL E ESCALADAS
Rapel consiste em utilizar técnicas verticais para vencer obstáculos naturais como penhascos e paredões. Com a sua formação rochosa a ilha tem vários lugares para a prática de rapel e escalada inclusive em cachoeiras como a do Veloso e Véu de Noiva.
ARBORISMO
Muitas empresas na ilha também oferecem circuitos construídos de arborismo e escalada.
DOWN HILL
Um dos principais nomes do esporte Alcides dos Santos Cruz o “Juninho” campeão do Downhill Classic Series é de Ilhabela. O Downhill basicamente é uma prova contra relógio. Ganha o competidor que realizar a descida em menor tempo que os seus adversários.
BIKE
Para quem quer andar de bike de forma mais tranquila a ilha tem uma ciclovia que vai do Perequê a Vila (com trechos falhos) mais com vista espetacular.
TRILHAS
Andar é a melhor forma de aproveitar a natureza. Além de ir a praia visitar uma cachoeira na ilha é imprescindível, são mais de 400 para escolher e uma dezena dela é de acesso por trilhas relativamente fáceis. mais aqui...
CAVALGADAS
Alguns receptivos turísticos oferecem passeios a cavalo na ilha, o roteiro pode ser a cachoeira da Água Branca ou mesmo um passeio em plena floresta no Parque Estadual.
PESCA
A pesca costeira e de oceano são populares na ilha. Nos píers da Vila, Perequê e Balsa as pessoas se encontram para pescar peixe Espada e Lulas principalmente.
FRESCOBOL
Na ilha tem aficionados por frescobol se encontram geralmente no verão no Curral e no Perequê.