No litoral norte do Estado de São Paulo, Brasil, o município de Ilhabela é um arquipélago formado pelas ilhas Búzios, Vitória, os ilhotes das Cabras, Serraria, Castelhanos, Lagoa, Figueira, Enchova e as lajes da Garoupa e do Carvão. A maior é a ilha de São Sebastião, batizada assim na sua descoberta por Américo Vespúcio dia 20 de janeiro de 1502 em homenagem ao dia do santo.
A floresta virgem habitada por índios tupinambás foi colonizada pelos portugueses, pela sua localização e água abrigadas se transformou em um importante porto exportação e de comércio de escravos. Seu crescimento foi favorecido pela proliferação de engenhos de cana-de-açúcar, que aproveitavam as cachoeiras para mover suas rodas d'água, produziam cachaça e melaço. A cultura de subsistência, produção de farinha de mandioca criações de animais e mais tarde o ciclo do café.
Com 340 quilômetros quadrados de área e cerca de 140 quilômetros de costa, 40 praias e cerca de 400 cachoeiras. 85% da área faz parte do Parque Estadual de Ilhabela, Mata Atlântica declarada reserva da biosfera pela Unesco, uma das maiores reservas de Mata Atlântica de São Paulo.