Andar é a forma mais íntima de aproveitar a natureza e alcançar paisagens exclusivas com fauna e flora exuberantes. 17 opções de trilhas em Ilhabela, mas a maioria não apresenta boas referências Existem mais 4 trilhas bem sinalizadas na ilha. Aconselha-se o acompanhamento de um guia experiente para percorrer certos trechos, consciência e respeito pelos seus tesouros, onde nada deve ser retirado de seu lugar, nada acrescentado; perpetuando assim suas características nativas.
Cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas são o refresco do aventureiro com um convite irresistível para um mergulho, são mais de 400 para escolher e uma dezena delas é de acesso por trilhas relativamente fáceis. Antigos caminhos usados pelos caiçaras levam a todos os cantos da ilha.
Na área do Parque está implantada a Trilha da Água Branca, com 2.145 metros de extensão. Como atrativos, o visitante observa a riqueza da vegetação da Mata Atlântica com suas figueiras, pau-jacaré, guapuruvu, manacá-da-serra e quaresmeiras. Um pouco de sorte e inúmeras espécies de pássaros podem ser observados. O Poço da Pedra é a primeira delas, que fica a pouco mais de 100 metros do início da trilha. A 500 metros fica a Cachoeira da Escada, e, na sequência, a ducha e o tobogã. O Poço do Jabuti é a última das cachoeiras, a 1400 metros do começo da caminhada.
Trilha do Bonete e Anchovas- No extremo sul da Ilha vivem 250 pessoas na comunidade isolada constituída de famílias de pescadores do Bonete. Local se luz elétrica, mas aconchegante para quem curte acampar, tomar banho de cachoeira,nadar e surfar na praia com ondas de mais de 1 metro. Esta trilha foi outrora uma estrada, cujo acesso máximo fica na Ponta da Sepituba, onde há um estacionamento para automóveis. Dali são 15 km até o Bonete, passando por diversas cachoeiras e regatos.Apesar de bem marcada a trilha exige boa forma física para encarar subidas e terreno acidentado durante as quatro a cinco horas de percurso
Baepi
De grande dificuldade, esta trilha pode ser percorrida em 4 horas de caminhada até atingir-se os 1.035 metros de altitude do total de 1.058, de onde pode se avistar a panorâmica da cadeia de montanhas da Ilha, o canal de São Sebastião e boa parte da Serra do Mar. Exige-se um guia com experiência e conhecimento da região para ser bem sucedido na escalada do Pico
Para visitar
A trilha da Água Branca é sinalizada em toda a sua extensão.
Para grupos organizados, o Parque pode colocar monitores mediante agendamento prévio.
As visitas devem ser marcadas pelo fone/fax (012)
3896-2660.
O horário de visitação é da 9 às 16:30 horas.
O endereço da sede administrativa
do Parque é rua Morro da Cruz 608 Bairro Itaguaçu.